quinta-feira, 28 de julho de 2011

Condicionamento Clássico - Tratamento Ludovico

O Tratamento Ludovico é uma terapia fictícia de aversão utilizada no romance e filme "A laranja Mecânica". Consiste em expor o paciente a assistir imagens que contenham algum grau de violência por um período de tempo indeterminado, enquanto lhes é aplicado uma droga alucinógena nos olhos (que prova um efeito de quase morte). Após isto o paciente irá assimilar as imagens de violência aos efeitos das drogas, o que fará com que o torne incapacitado ou indisposto a realizar ou testemunhar algum ato de violência.

Cena do filme "A Laranja Mecânica"
O Tratamento Ludovico é uma representação do fenômeno psicológico condicionamento clássico, apresentado pelo fisiológo Ivan Pavlov; o condicionamento clássico é um processo que descreve alguns comportamentos com base nos efeitos do estímulo (S) - resposta (R), a esse efeito dá-se o nome de reflexo. Um reflexo é uma sequência de S-R e tem a função de manter o bom funcionamento dos seres.

Experimento - Cão de Pavlov
O experimento que deu origem a este sistema consistiu na observação (de Pavlov) de cães que salivavam quando entrava em contato com carne, o que foi classificado como reação incondicionada. Logo depois também foi observado que os cães salivavam também ao ver a carne, esta reação foi classificada como resposta condicionada (aprendida).

Então o condicionamento clássico é um tipo de aprendizagem em que um organismo aprende a transferir uma resposta natural perante á um estímulo, para outro estimulo inicialmente neutro, que depois se converte em condicionado. Este processo dá-se através da associação entre dois estímulos (incondicionado e neutro).

No Tratamento Ludovico tem inicialmente um estimulo neutro (imagens de violência) para o paciente, que foi pareado com outro estimulo aversivo (as drogas aplicadas nos olhos), até certo momento onde a associação foi construída, portanto, associando a dor causada pelas drogas á violência exposta nas imagens.

Um comentário:

  1. a droga não é aplicada nos olhos, é sim por injecção, o que ele põe nos olhos é para os conseguir manter abertos.

    ResponderExcluir